Blog

Últimas notícias da Kerr Dental

Fidelização do paciente para o Dentista

31 de agosto de 2017 por Kerr

fidelizar-paciente-dentista

Muitos dentistas podem sentir dificuldade em fidelizar os pacientes. Alguns desses profissionais ainda estão apegados ao modelo tradicional – que não é errado, claro – dos cartões de visita e da propaganda boca a boca.

O novo século não trouxe apenas uma tecnologia aprimorada, como também velocidade e acompanhá-la é a chave para ter um negócio de sucesso. Hoje em dia, uma pessoa encontra tudo o que precisa ao acessar o Google e, por causa disso, esse é o local primordial que os dentistas devem ter visibilidade.

Investir no mundo digital é uma ferramenta riquíssima para fidelizar os clientes, bem como em marketing e publicidade. Hoje, temos dentistas-blogueiros e digital influencers que expõem seu trabalho realizado para se aproximar do público-alvo. Trata-se de uma atitude que ajuda não só esse profissional a conquistar a clientela, como também atrai visibilidade ao empreendimento, no caso, o consultório. Dar a condição de negócio ao próprio trabalho é uma maneira de administrar melhor o ambiente e isso confere credibilidade.

Os dentistas possuem as diretrizes de publicidade para seguirem à risca e, para conquistar os pacientes, é importante sempre estar ligado nestas normativas. Por isso, sempre que você for se comunicar com seu público nas redes sociais, leve-as em consideração, mas não esqueça que a criatividade é o carro-chefe para o sucesso do seu perfil.

Além do mundo digital, é importante criar um ambiente agradável e coerente ao seu público alvo. Por exemplo, um odontopediatra precisa criar um ambiente voltado para crianças, a odontofobia é comum para essa faixa etária. Independente de qual seja a sua área de atuação, é importante pensar em um consultório humanizado, que crie conforto e laços entre dentista e paciente.

 

Redes sociais para fidelizar clientes

Uma dica é criar uma página no Facebook com todas as informações sobre seu negócio, publicar assuntos de interesse do seu público-alvo – aqui você pode esbanjar a criatividade –, seus casos clínicos, marcas e profissionais parceiros, entre outros. O importante é conhecer sua clientela e sempre orientar sua comunicação para ela. Por ser uma tática cujos efeitos aparecem gradativamente, é preciso ter paciência e continuar a divulgar bom conteúdo para chamar a atenção. Você pode explorar diversas redes sociais, o importante é desenvolver esse canal com pacientes.

A exposição nos meios digitais em diversos momentos pode ser uma faca de dois gumes, tendo interação positiva e negativa. Nesses momentos o importante é ter jogo de cintura e tentar lidar da melhor maneira.

A partir do momento em que há conquista, também é preciso pensar na preservação dos pacientes. Durante uma consulta, converse sobre o tratamento com todos os detalhes e esclareça as dúvidas. Tenha uma agenda para anotar endereço eletrônico e telefone, por exemplo, e armazene o contato. Isso pode servir no futuro para gerar convites para congressos em que o profissional estiver presente.
Seguindo essas dicas você estará trilhando o caminho para a fidelização dos seus pacientes e boa sorte!