Blog

Últimas notícias da Kerr Dental

Sistema SuperMat – Rápido, versátil e seguro.

30 de agosto de 2017 por admin

SuperMatSystem

O uso de matrizes em restaurações classe II é muito importante para a restauração das propriedades anatômicas e funcionais. Por causa disso, durante muitos anos empresas do segmento dental trabalharam para introduzir inovações que simplifiquem os procedimentos do dia a dia dos dentistas.

Os sistemas mais comumente usados hoje podem ser classificados em duas categorias. A primeira categoria são os sistemas de tensionamento extra-oral que podem ser utilizados com qualquer tipo de matriz. Dentro dessa classificação, o sistema mais usado tem sido o Tofflemire, inventado em 1946. O sistema Tofflemire tem a vantagem de ser muito versátil e econômico (sendo possível utilizá-lo com qualquer tipo de matriz) mas é considerado extremamente invasivo e não funcional devido ao peso e à forma do instrumento, que deforma a
matriz significativamente.

A segunda categoria consiste em um sistema que oferece um instrumento tensor integrado com a matriz que pode ser removido após enrolar a matriz nela mesmo. A estrutura particular desses sistemas traz a vantagem de serem menos invasivos e eliminar o problema da
deformação, resultado do efeito “alavanca” do sistema Tofflemire.

O primeiro sistema de tensão extra-oral dessa categoria foi introduzido nos anos 90, porém alguns usuários relataram a presença de inúmeros aspectos negativos, principalmente sua forma e o jeito que o sistema era usado. O problema principal era causado pela forma cônica das matrizes que não podiam ser realocadas porque elas eram pré-montadas no instrumento de retenção. Essa construção particular, desenhada inicialmente para restaurações de amálgama, não foi adaptada durante os anos seguintes pera o uso de compósitos. Na prática, ao usar as matrizes com esses instrumentos, algumas situações desfavoráveis ocorriam simultaneamente:
– A ausência de uma forma anatômica não permite a restauração correta do ponto de contato (muitos dentistas tentam em vão brunir ou moldar anatomicamente o interior na matriz manualmente antes da aplicação).

– A forma cônica da matriz resulta em um preenchimento excessivo da cavidade, o que resulta em mais tempo quando se vai finalmente dar acabamento e polimento à restauração.

– O sistema de rentenção da matriz não permite uma tensão adequada.
– A ponta do instrumento que enrola a matriz é frágil e frequentemente se desgasta, necessitando de substituição.
– A remoção da matriz geralmente é difícil, porque ela precisa ser cortada com um instrumento especial.

 

 

Em 1994 a Kerr, com o objetivo de combinar as vantagens, e eliminar os defeitos das duas categorias mencionadas anteriormente, trouxe para o mercado o Sistema SuperMat. Esse sistema emprega o mesmo conceito de sistema de retenção integrado à matriz e um instrumento separado de retenção.

Os engenheiros de Pesquisa e Desenvolvimento da Kerr
desenvolveram o sistema SuperMat de forma a oferecer aos dentistas algumas vantagens significantes sobre os sistemas descritos anteriormente:

– O sistema foi desenhado para ser utilizado com compósitos. As matrizes Adapt SuperCap são prémontadas no cilindro de rentenção do SuperCap, e têm uma anatomia ligeiramente convexa que permite a correta restauração do ponto de contato.

– A forma dos cilindros e a retenção do enrolamento da matriz neste permitem que seja atingida alta tensão na matriz (fricção metal/plástico).

– A remoção da matriz é direta devido ao dispositivo externo de tensão SuperLock também poder ser usado para esse propósito.

– O dispositivo de tensão SuperLock é seguro, resistente ao desgaste e é autoclavável a 134° C.

De acordo com o feedback do mercado, o SuperMat oferece uma incomparável versatilidade de uso, ao mesmo tempo em que assegura excelentes resultados clínicos quando se trata de anatomia da restauração. Diferente de sistemas similares, SuperMat é o único sistema preparado para satisfazer qualquer necessidade clínica porque oferece a flexibilidade de usar diversos tipos de matrizes.

O Sistema SuperMat oferece:
– Qualidade da performance melhorada: contatos naturalmente moldados, melhor visibilidade, fácil inserção de cunhas e fotopolimerização.
– Aumento da rentabilidade: procedimento simples e padronizado, poupando tempo.
– Tecnologia líder.